<BODY> philipinas: É OU NÃO É A SEMANA DO CINEMA?

quinta-feira, setembro 21

É OU NÃO É A SEMANA DO CINEMA?


No cinemão de todo bom fim de semana, estréia, finalmente, o "Diabo Veste Prada". Mas é uma pena que o filme da editora de moda má que escraviza a pobre jornalista tenha que concorrer com os mais de 300 filmes que tomam conta da cidade durante o Festival do Rio.


A maratona começa hoje, no Cine Odeon, com "Dália Negra" (foto acima), de Brian De Palma. É um dos filmes mais esperados do ano (pelo menos por mim). No elenco, tem Scarlett Johansson, a musa absoluta de Hollywood (pelo menos na minha opinião), que contracena com o namorado Josh Harnett e a atriz Hillary Swank. (trailer)


"The Wind That Shakes The Barley", com Cillian Murphy no elenco

Ainda sobre os filmes que papam prêmios mundo afora e que chegam ao Rio nesta semana, tem o "Volver", de Pedro Almodóvar, "The Wind That Shakes The Barley", o tão esperado filme político de Ken Loach, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, e o drama "Babel", de Alejandro Iñárritu, com Brad Pitt e Cate Blanchet no elenco.

Mas você é esperto. Não vai gastar o seu dinheiro com filmes que vão entrar em cartaz nos cinemões logo após o festival e irá escolher só aqueles que perigam nunca chegar às salas de exibição. Dá tempo. Você tem até o dia 5 de outubro para ver as atrações da mostra Midnight Movies, por exemplo.

Já ouviu falar do filme-animação "Irmão padre, irmã puta", do dinamarquês Anders Morgenthaler? Eu também não. E de "Anjos Exterminadores" (trailer), uma história de putaria do francês Jean-Claude Brisseau? Nem eu.

Ainda na mostra Midnight Movies, uma das melhores do Festival do Rio (pelo menos na minha opinião - isso já tá dando no saco), tem o "Electroma" do Daft Punk (eles vêm aí!!!!) e o filme maluco do marido da Bjork, Matthew Barney, "No Restraint".


Ah! Não se esqueça de ver o excelente C.R.A.Z.Y. (foto acima), que está na mostra Foco Canadá. Conta a história de uma família maluca desde o início dos anos 70 sob os olhos do garoto acima, um fã de Bowie e Pink Floyd que descobre descobre que é gay e... O resto é surpresa. Já vi. Assino embaixo.

O Céu DivididoAliás, sobre a mostra Gay, tirando "O Céu Dividido", de Julián Hernández, só parece ter porcaria. Aliás, este é o grande problema em dividir. O segredo é juntar, não é mesmo minha gente? Filmes com personagens gays, negros, judeus, brancos, travestis, héteros, bissexuais, etc. estão presentes em vários filmes bons espalhados em diversas mostras (como é o caso de "C.R.A.Z.Y.", "Volver" e inúmeros outros).

Aliás, dinheiro para ver isso tudo? Vale lembrar que o entertainer Robbie Williams na Apoteose e muitos shows bons no Tim Festival. Meu conselho? Gaste tudo. Quem precisa comer?

UPDATE:

Paula, aqui embaixo nos comentários, deixa uma dica valiosa que também estréia no Festival do Rio. Trata-se do filme brasileiro "Antônia", de Tata Amaral, a diretora do ótimo "Através da Janela".

No elenco, tem a talentosa Leilah Moreno, uma das backing vocal do programa Altas Horas, de Serginho Groisman. Se a moça atua tão bem quanto canta, o filme promete.