<BODY> philipinas

domingo, março 5


HOJE TEM OSCAR

"Brokeback Moutain" é a aposta de todos os críticos para o grande premiado da noite. Hollywood e o mundo já estão falando que este vai ser o Oscar Gay. Mas a pergunta que fica é: alguma vez a premiação foi coisa de macho?

Na categoria de melhor filme, está lá o filme dos caubóis, "Brokeback Moutain", o "Muniqhe" de Spielberg, o denso "Capote", o raso "Crash - No Limite" e o político "Boa Noite e Boa Sorte", de George Clooney.

O grande espanto, no entanto, foi "Match Point", de Woody Allen, um dos melhores filmes do ano, não ter ganhado uma indicação. Nem na categoria Melhor Diretor, que traz Ang Lee, Bennett Miller, George Clooney, Paul Haggis e Spielberg, Woody Allen ganhou uma indicação.


- É que nós arrasamos, né, amor.


- Aquelas bichas andam insuportáveis... Num guento.

Na categoria Melhor Ator, fica aqui a minha torcida por Joaquin Phoenix ("Johnny e June"). Nunca achei grande coisa a atuação de Philip Seymour Hoffman. Em "Capote", por exemplo, ele continua com aquela máxima olha-só-como-eu-estou-atuando-bem. É chato. Ator bom é aquele que não se percebe o trabalho que ele teve, quando tudo parece natural, real.

Concorrem também, na mesma categoria, os atores Terence Howard ("Ritmo de um Sonho"), Strathairn ("Boa Noite e Boa Sorte") e Heath Ledger, bem melhor que Jake Guerhlyhdfhuduall, em "O Segredo de Brokeback Mountain".

Na categoria Melhor Atriz, temos a favorita de todos, Reese Witherspoon ("Johnny e June"), Judi Dench ("Sra. Henderson Apresenta"), Charlize Theron ("Terra Fria"), Keira Knightley ("Orgulho e Preconceito") e, se o Oscar for justo, a estatueta fica com Felicity Huffman ("Transamerica").

"O Jardineiro Fiel" tem chances de ganhar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, com a atuação de Rachel Weisz, mas só se a excelente Catherine Keener, de "Capote", deixar. O filme de Fernando Meirelles também concorre em Roteiro Adaptado, mas só ganha se "Brokeback Moutain" ou "Capote" também deixarem. Na verdade, a grande chance do jardineiro é a de sair com as mãos abanando.

A TV Globo e a TNT transmitem hoje à noite a festa mais chata do cinema e o canal E! fica com a melhor parte: o mico no tapete vermelho. O UOL Cinema tem a lista dos indicados com trailers e fotos.

Até mais tarde.